Receiver Plessey PR 1553

ID: 217176
Receiver Plessey PR 1553 
29.Mar.10 00:11
7208

Manuel Henrique Oliveira-Jesus (P)
Artículos: 17
Agradecimientos totales: 15
Manuel Henrique Oliveira-Jesus

Um dos radios receivers que faz parte da minha coleção, é o receptor de comunicações da Plessey modelo PR 1553.

Este é um radio que foi muito usado nas comunicações profissionais, a sua origem é anglo saxonica.

A Plessey, actual Gec, fabricou muitos radios de comunicações, o modelo PR 1553, é um receptor que recebe comunicações no modo AM, recebe tambem em modo LSB e USB bém como em CW. è um receptor muito bom fabricado em modulos, os quais são ligados entre si através de conectores fichas macho e femea, o que o torna pratico para manutenção, apesar de ser constituido por variadissimos modulos. A sua recepção é excelente pois possuia caracteristicas muito avançadas para a epoca.

Este receptor é dotado de um display a valvulas com 7 segmentos. O seu tamanho e peso é um pouco grande se comparado com os receptores de uso normal.

Acontece que este receiver esteve um pouco esquecido e arrumado na prateleira resolvi agora dar-lhe nova vida.

No entanto as coisas não foram muito simples, devido ao facto das suas soldaduras serem já de meio do seculo XX, e como sabemos mesmo tratando-se de um receptor profissional a solda usada naqueles tempos não era de facto de grande qualidade, isto para os padrões usados hoje em dia.

Depois de bastante trabalho este receptor foi devolvido á vida, no entanto ainda carece da reparação do modulo do display. Esta situação é devido ao facto das tais soldaduras de má qualidade, feitas com muito chumbo na sua composição e que na ficha de saida deste modulo se partiram quase todas, ou seja dos 8 pinos com fios soldados apenas resistiram 2 fios, que se encontram no seu devido lugar.

Acontece, que infelizmente ainda não consegui o diagrama esquemático desta parte do radio. Como nestas coisas dos radios nem sempre é possivel inventar, a informação no display com a frequencia sintonizada não é visivel, no caso estou tentando encontrar o diagrama, mas tal ainda não foi possivel e a recuperação total ainda não foi possivel.

A escuta de emissoras e comunicações neste radio já está excelente, no entanto a sua recuperação ainda irá demorar algum tempo.

Espero logo que possivel vir a inserir algumas fotos deste radio, bem como todas as suas excelentes caracteristicas que fizeram deste modelo um excelente radio, cuja aquisição no seu tempo não era para qualquer bolsa, devido ao seu elevado preço.

Em breve irei actualizar a informação sobre este modelo da Plessey PR 1553.

 

Agradézcalo al autor si Vd. encontró ayuda con la respuesta.