telefunken: 2284; Concerto

ID: 273386
? telefunken: 2284; Concerto 
19.Dec.11 02:35
92

Nuno António (P)
Articles: 3
Count of Thanks: 5

Comprei recentemente um telefunkem concerto 2284 numa loja de antiguidades, fiz um pequeno restauro e já se encontra a trabalhar. Mas tem um problema, que é o seguinte. Ao fim de estar a trabalhar ums minutos, talvez 5 a 10 minutos, a qualidade do audio vai-se perdendo, começa a distorcer e por mais que se aumente o volume mais baixo ele fica e sem qualidade. Já substitui uns condensadores que estão no circuito de uma das valvulas ecl86, pois estavam avariados assim como uma resistencia. Será que as valvulas estão cansadas? Este sintoma nota-se tanto em FM como em AM. Peço ajuda para por esta maquina a trabalhar a 100%.

Cumprimentos

Nuno António

To thank the Author because you find the post helpful or well done.

2
Medição de voltagems 
23.Dec.11 04:34
92 from 2584

Joe Sousa (USA)
Editor
Articles: 673
Count of Thanks: 7
Joe Sousa

Caro Nuno:

O facto dos simtomas serem comuns em AM e FM sugere um problema nas etapas audio. Uma possiblidade seriam condensadores de acoplamento com fugas de corrente entre a placa do triodo (pino 9) e a grelha do pentodo (pino 8) no ECL86, que iriam alterar o ponto de funcionamento do ECL86.

Consultar Substituição de Condensadores para mais informações sobre condensadores defeituosos.

O melhor será medir algumas voltagems DC (corrente contínua) com um multímetro de alta impedância (>1Meg). As voltagens mais uteis seriam aquelas presentes nos terminais activos dos tubos das etapas de audio, e também as voltagems presentes na fonte de alta tensão. Seria bom medir ràpidamente as voltagems logo após a início do funcionamento do rádio, e depois repetir as medições ao fim dos 5 ou 10 minutos quando o som piora.

O esquema indica voltagens. Em geral, desvios dentro de 20%, entre os valores medidos e os valores indicados, são toleráveis. Mas neste caso o que interessa mais é a variação durante os primeiros 5-10 minutos.

Claro está que é preciso cuidado na medição das altas voltagems para não apanhar choques. Uma prática muito segura é a de usar uma só mão nas medições mantendo a outra mão no bolso, por assim dizer. O terminal negativo do mutímetro poderá ser ligado ao chassis, enquanto se fazem as várias medções, com uma garra ou extenção com garras, .

Fico atento aos resultados das medições.

Boa sorte e Boas Festas,

-Joe/José

3
Medições 
27.Feb.12 03:38
211 from 2584

Nuno António (P)
Articles: 3
Count of Thanks: 4

Boas amigo Joe Sousa

Peço desculpa por só agora lhe responder, mas não tenho tido tempo para o hobby do restauro dos radios. Mas este fim de semana estive a fazer alguns trabalhos, e posso adiantar que há progressos.

Comecei por substituir o condensador  existente na fonte que era de 50 uF/50 uF/50uF 350/380v, que era uma das coisas que eu tinha em mente, por este apresentar tipo derrame e posso adiantar que obtive bons resultados no aspecto de que os estalidos que se houviam desaparceram, mas continuo com o problema de quando aumento o volume este começar a distroçer, coisa que parece mais falta de alimentação. Seguidamente a este teste fui fazer varias medições tanto na entrada como ddepois já na saida da fonte e os valores não tem praticamente quebra, depois fui verificar entre o pino 9 e o pino 8 das ecl86 e também não há variações significativas que justifiquem este sintoma. Fiquei completamente sem saber o que fazer.

Mais uma vez peço ajuda.

Cumprimentos

Nuno António

4
Apurar a distorção nas etapas audio 
01.Mar.12 08:48
273 from 2584

Joe Sousa (USA)
Editor
Articles: 673
Count of Thanks: 3
Joe Sousa

Caro Nuno:

Também me tenho demorado na resposta, pois estou a viajar em férias desde o dia 27 último.

Pelos resultados obtidos nos testes, parece que a fonte de alimentação e o ponto de operação das vávulas estão dentro dos parâmetros esperados.

Agora será preciso apurar a localização da avaria através dum processo de successivas eliminações.

Estive a estudar o esquema das etapas de audio deste rádio e tornou-se logo claro que os transformadores de saída não são identicos. Trata-se de uma combinação de transformadores dissimilares que combina o conteúdo L+R (mono) em forma push-pull no transformador da parte de cima do esquema e combina o conteúdo L-R, que tem muito menor teor energético, no outro transformador em coniguração "single-ended". O termo "single-ended" é a configuração usada com uma só válvula de potência. Não sei qual será o termo próprio em Português. Nos Estados Unidos este aproveitamento de duas válvulas em push-pull e single-ended para stereo foi conhecido como "Simplex".

Há a possibilidade de haver um mau contacto que se revela ao fim dos 10 minutos. O melhor produto que conheço para a limpesa de contactos é o DeOxit dos laboratórios Caig. Este óleo de limpesa tem uma acção ligeiramente química que o differencia dos restantes productos. Funciona mais como um limpa-pratas do que como mero dissolvente.

Apresento algumas sugestões para a apurar o local da avaria:

1. Depois do rádio aquecido retirar cada uma das ECL86 para ver se a distorção se altera. É de esperar que quando uma das ECL86 é eliminada, os soms graves causem distorção com o som mais alto. Mas há aqui uma complicação: Uma das válvulas pode funcionar sozinha, mas a outra serve the pré-amplificador para os dois canais. Portanto, retirar a ECL86 que não para o funcionamento do rádio. Esta será a válvula na parte de cima do esquema. Finalmente, ver se este funcionamento com uma só valvula dá igualmente com qualquer das vávulas no mesmo soquete.
  2. Ligar um leitor CD à entrada the fita ou gira discos para verificar que a perca não é no selector de bandas ou à saída dos detectores de rádio.
  3. Mais uma alternativa diagnóstica para apurar qual dos canais tem avaria seria de usar um condensador entre 0.1uF e 1uF e 300V com um terminal no chasis  para parar por completo o progresso do som através das várias etapas. Este condensador seria preferencialmente de filme, mas poderia ser cerâmico, ou até electrolíco, com o terminal negativo ligado ao chassis. Esta sugestão evita o uso dum osciloscópio; basta ouvir se a distorção desaparece. Se a distorção desaparece, quer dizer que a avaria está depois do ponto onde o condesador foi aplicado.

Boa sorte,

-Joe/José