hollywood: (PT-ES)HRTI- Hollywood Radio and Television inst

ID: 186250
? hollywood: (PT-ES)HRTI- Hollywood Radio and Television inst 
22.Mar.09 21:32
0

Joe Sousa (USA)
Redactor
Artículos: 667
Agradecimientos totales: 10
Joe Sousa

Caros amigos de língua Portugesa ou Castelhana. Faço aqui uma tradução para Português da seguinte página do Forum, originalmente and Inglês.

http://www.radiomuseum.org/forum/hrti_hollywood_radio_and_television_institute.html

----------------------------

Tenho um curso de rádio por correspondência que data dos anos 40. O curso foi editado pelo HRTI-Hollywood Radio and Television Institute.

O editor do curso era localizado em Hollywood California EUA, mas a minha versão do curso está escrita em Português.

Tenho versões do folhetim mensal do HRTI em Português e Castelhano. Veio a verificar-se a existência do curso também em Inglês.

Cheguei a possuir o radio que foi construído com o curso. Era um super-heterodino rudimentar, que não presisava de qualquer alingnhamento para funcionar. Não tinha sintonização variável, na entrada de RF, mas sim um filtro de banda que limitava a entrada a frequências inferiores a 12MHz. O único elemento selectivo era a sintonização fixa a 12.5MHz do detector regenerativo. Só a quantidade de regeneração no detector era ajustável. A cobertura de banda extendia-se continuamente em quatro bandas, desde 550kHz até 12MHz. Um condensador variável controlava a frequência do oscillador local entre 13MHz e 24,5MHz. As quatro bandas eram delineadas por simples marcações A-B-C-D circumdando do eixo deste condensador. A sintonização era feita por um segundo condensador variável ligado com um condensador "padder" de 50pF em série, ao primeiro condensador selector de banda. O eixo deste segundo condensador tinha uma corda para controlar um quadrante de régua. O funcionamento deste condensador de assemelha-se a um "bandspread", ou "vernier".

Apesar da natureza rudimentar deste rádio, o conteúdo das lições eram bom, com uma cobertura ampla sobre operação teórica e prática, também com técnica de reparação. Haviam lições teóricas com um exame ao fim da lição, haviam folhas de trabálhos práticos utizando materiáis não fornecidos pelo curso, que envolveriam reparações ou instalação de equipamentos e, finalmente, uma colecção de 10 lições experimentais, de cariz didactico, explorava circuitos de rádio fundamentais, com a construção de amplificadores, vários radios de uma ou duas válvulas, osciladores e aparelho de medidas.

A digitalizaçào seguinte è a capa da última lição experimental 10L, que cobria a construção do rádio de 6 válvulas.

Nota-se um tubo de raios catódicos nest capa, embora que esta versào do curso nào inclua Televisão.

A seguinte digitalização, também extraída do lição de experiências 10L, mostra o aspecto geral do radio-kit de 6 válvulas:

O esquema seguinte, também digitalizado da 10L, mostra a simplicidade funcional do rádio. É de notrar que este rádio não tinha pentodos, apesar de estarem largamente espalhados em rádios comtemporâneos. A quantidade elevada de válvulas neste rádio talvêz reflita o uso prévio destas válvulas nas lições experimentais anteriores.

 Podem baixar a lição 10L inteira e exemplos do folhetim mensal aqui:

http://www.radiomuseum.org/forum/hollywood_radio_kit.html

Se alguém estiver interessado, tenho mais material deste curso que posso digitalizar.

A minha pergunta é a seguinte: Já alguma vez encontraram este curso?

A correspondência de alunos apresentada no folhetim mensal, indica que este curso poliglota estava espalhado pelos quatro cantos do mundo.

Cumprimentos,

-Joe/Zé

 

Agradézcalo al autor si Vd. encontró ayuda con la respuesta.

 2
Este hilo ha sido trasladado de forma automática 

Esta pregunta fue movida automáticamente a la sección "Charla" donde puede tener más posibilidades de respuesta.

moved from board »RADIO MODELS DISPLAYED« on 27.Apr.09 21:32 from automatically 

 3
? Hollywood Radio and Television inst 
26.May.09 13:20

Jose Duarte Costa (P)
Artículos: 72
Agradecimientos totales: 6
Jose Duarte  Costa

 

Caro amigo José Sousa

Eu tenho algumas lições do curso  Hollywood Radio and Television  do Nº1 -30º não sei ao certo quantas lições tinha o curso pois eu comprei estas liçôes  numa feira de antiguidades.Algumas lições foram impressas  U S A  mas estão escritas em português como mostra estes exemplos.Tenho lido os artigos que tem escrito fico contente por haver mais um portugues a participar neste forum.

Cumprimentos

José Duarte

 

Anexos:

Agradézcalo al autor si Vd. encontró ayuda con la respuesta.

 4
HRTI - mais um! 
28.May.09 01:03

Joe Sousa (USA)
Redactor
Artículos: 667
Agradecimientos totales: 2
Joe Sousa

Caro amigo José Costa,

Recebo com agrado a notícia sobre a existência the mais exemplares deste curso. Depreendo que, sendo morador em Lisboa, tenha encontrado estas lições perto de casa.

O curso que possuo veio de Ponta Delgada-Açores.

Agraço a sua apreciação dos artigos que tenho escrito, e também agradeço as suas contribuições que já estive a ver. Recordo-me de ver o seu "Rádio de Salazar" em estado excepcionalmente bem conservado ou restaurado, e também o boletim da EN, explicando a origem deste. Também me ficaram na memória as suas reproduções perfeitas de botões, moldadas em resina. Parece que se tornou numa especialidade Portuguesa.

Olhando agora pela sua colecção reconheci o Panasonic-National T-63. Tenho um exemplar que foi comprado por um tio, cerca de 1965.

Há ums anos largos, concebi e executei um circuit para adapar a saída do oscilador local do T-63 a um contador de Frequências, em que a FI de 455kHz era subraída para o contador servir de mostrador de frequência sintonizada. Dava jeito para sintonizar onda curta e saber a frequência com exactidão. Cheguei a captar a Radio-Difusão-Portuguesa com o T-63 em Massachusetts-USA. A frequência era perto de 9.75MHz. Qualquer dia deveria fazer um artigo  a respeito do adaptador.

31 de Maio 2009: Chegou o dia! Calhou encontrar o esquema deste adaptador e está agora descrito aqui.

Cumprimentos,

-José

Agradézcalo al autor si Vd. encontró ayuda con la respuesta.

 5
Este hilo ha sido devuelto manualmente a su sección original al conseguir una respuesta válida. 

Moved from board »* CHARLA - solamente visible para los miembros« on 17.Jun.09 17:47 from Ernst Erb